Exemplo de Carta de Demissão
No meio trabalhista, diversos termos se fazem essenciais desde a contratação até o momento da demissão. É justamente sobre esse período de finalização de vínculo que falo no post de hoje, te explicando sobre a carta de demissão.
O que é Carta de demissão?
Como já fica óbvio de certa maneira à partir do nome desse modelo, a carta de demissão serve para levar ao fim determinada relação trabalhista que foi previamente acordada também por meio de contrato, formalizando tal intenção de forma necessária diante da lei.
A informação específica fica por conta de quem deve utilizar esse carta, uma vez que ela é referida ao funcionário quando o mesmo já não deseja fazer parte de uma empresa, sendo utilizada assim para informar o desejo de desligamento a curto prazo.
Exemplo:
CARTA DE DEMISSÃO
À _________________________________ (nome da empresa)
Por meio da presente carta, exponho o meu desejo de ser desligado da instituição em decorrências de questões ligadas a nível pessoal. Diante disso, desejo me desconectar do cargo de ___________________, ocupado por mim desde __/__/_____.
Formalizo também a intenção em permanecer na empresa pelo prazo de 30 dias contados desde então, me demitindo oficialmente após o período em questão.
Atenciosamente, ______________________________. (seu nome)
(Cidade), (data).
Assinatura: _____________________________
Nome do colaborador:
CTPS:
O que deve conter uma carta de demissão?
Para evitar judiciais ligadas ao abandono do trabalho, o primeiro ponto é que deve inserir a informação de que permanecerá na função exercido pelo prazo de 30 dias, cumprindo um prazo justo diante da lei.
Ademais, é importante identificar a si mesmo por meio no nome e número contido na Carteira de trabalho, além de incluir o nome da empresa na qual trabalha e especificar questões como data de admissão e cargo cumprido.
Por fim, não esqueça de assinar a carta e inserir a data de entrega da mesma, esse último dado será fundamental para especificar quando você irá sair do emprego.
Quem pede demissão, recebe rescisão?
Apesar de quem optar por se demitir perder alguns direitos, alguns valores ainda devem ser devidamente pagos. Dentre eles, estão:
- Salário proporcional aos dias trabalhados;
- Férias proporcionais;
- Férias já vencidas;
- Décimo terceiro pelos meses trabalhados;
- Valores relacionados a horas complementares.