Exemplos de Ofício: Veja estrutura completa

Quando falamos em Ofício, nos referimos a um texto de domínio público que é voltado de maneira mais específica para propor a comunicação necessária entre autoridades ou entidades públicas e privadas.

Mas, afinal, sabendo de sua importância, como podemos fazê-lo? Logo abaixo, explicamos melhor sobre isso, além de trazer Exemplos de Ofício para te dar uma maior noção de como ele é redigido e utilizado. Confira:

Como escrever um Ofício?

Para redigir um Ofício, é preciso ter em vista a sua estrutura básica que norteia toda a escrita e faz com que ela seja válida diante da capacidade de propor a devida comunicação entre as partes. Sendo assim, a estrutura indica para se guiar é a seguinte:

  • Informações do destinatário (nome do órgão e dados de contato);
  • Número e ano do Ofício;
  • Local e data;
  • Conteúdo do texto com o que deseja transmitir;
  • Finalização (seja cordial, podendo usar “Atenciosamente”);
  • Assinatura.

Além desse formato, existem outros detalhes que são importantes quando falamos no Ofício, incluindo o uso de uma linguagem formal, respeito às regras gramaticais e clareza nas palavras utilizadas.

Quando se usa um Ofício?

O Ofício é utilizado quando queremos solicitar, requerer ou comunicar algo para um certo órgão público ou privado, além da opção de que seja utilizado como meio de comunicação entre autoridades.

Diante dos seus diferentes usos, podemos perceber a existência de diferentes tipos de Ofício, sendo eles o de comunicação, patrocínio, jurídico e o de solicitação. Ou seja, de acordo com a necessidade apresentada, é necessário escolher a variedade a ser seguida.

Exemplos de Ofício

O exemplo abaixo é um Ofício de solicitação entre órgãos públicos, tendo sido enviado durante a pandemia

Também é possível enviar um Ofício como resposta a outro anteriormente enviado

Já esse é um ofício de requerimento que proporciona a comunicação entre autoridades da Polícia militar


Em: Documentos,
2024.07.21