» » Exemplos de Briefing

Exemplos de Briefing

Principalmente em trabalhos que envolvem comunicação, como serviços de publicidade, o Briefing se torna um instrumento essencial para que a demanda seja devidamente realizada, estando de acordo com o que se necessita para ela.

Para que siga entendendo a importância desse meio e também como fazê-lo, trouxemos abaixo Exemplos de Briefing e outras importantes informações sobre ele. Confira:

O que é Briefing?

O Briefing é um documento no qual podemos reunir e organizar todas as ideias ao solicitar um serviço, possibilitando o cliente de expor seus desejos diante do projeto que será solicitado, tornando explicitas as expectativas para que o resultado possa atendê-las da melhor maneira.

Dessa forma, há uma maior chance do resultado se mostrar positivo, uma vez que será baseado em especificações que poderão ser consultadas a qualquer momento, guiando produções onde essas instruções se mostram importantes, como peças teatrais e outras tantas áreas da comunicação.

Como fazer um Briefing?

Para que o Briefing possa cumprir de maneira devida com a sua finalidade, é preciso seguir alguns requisitos básicos que fundamentam a organização e evitam que a informação não seja devidamente compreendida pela equipe responsável pela execução do projeto.

Dessa forma, para fazer um Briefing é possível se guiar a partir dos seguintes tópicos que o baseiam:

  • Objetivo;
  • Contexto do projeto;
  • Orçamento;
  • Público que deseja alcançar;
  • Estilo a ser seguido;
  • Preferências;
  • Prazos.

Exemplos de Briefing:

Logo abaixo, confira modelos de Briefing para ter uma noção de como o documento funciona na prática, nos mostrando como fazer e também permitindo pensar como devemos compreender cada uma das suas instruções:

Campanha publicitária para lançamento do produto X

Nossa marca estará lançando um novo produto no dia 13/06 e precisamos de um projeto que consiga fazer com que ele seja devidamente veiculado nas redes sociais, incluindo a veiculação de imagens e publicidades pagas.

Temos o orçamento de R$10.000 para esse fim, que tem a necessidade de alcançar mulheres entre 20 e 35 anos de idade. Portanto, desejamos uma comunicação leve e jovem, que gere identificação com o produto.

Aguardamos retorno até o dia 01/04.

Olha só esse segundo modelo de briefing, desse vez ligado a veiculação de um novo filme:

Lançamento de filme nacional

O filme Pé de Feijão será lançado nos cinemas de todo o país já no primeiro semestre do ano que vem, e desde já desejamos obter uma análise do nosso público no que diz respeito a forma de comunicar esse anúncio.

Temos como alvo um público jovem, de ambos os gêneros, que possuam entre 15 e 30 anos de idade. Dessa forma, o projeto deve ser baseado principalmente nas redes sociais, buscando um padrão criativo e inovador que dialogue com a trama da produção.

Dispomos da quantia de R$3.000 para tanto e aguardamos a primeira versão do projeto em até 60 dias para análise da equipe.

Atualizado em: 10/01/2024 na categoria: Profissional