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12 Exemplos de Conclusão para Redação e Trabalhos Nota 1000

Confira exemplos de conclusão de trabalhos e de redação com conectivos, conjunções e palavras ideais para usar. Saber como fazer uma conclusão é importante para fechar com chave de ouro o texto produzido, seja com uma proposta de intervenção, por dedução ou síntese.

Como fazer uma conclusão

Na conclusão de uma redação, é possível utilizar uma proposta de intervenção, onde você deve retomar os objetivos estabelecidos no desenvolvimento do texto, propondo, depois, uma intervenção para solucionar o problema apresentado. A seguinte fórmula deve ser utilizada:

Ação (o que) + Agente (quem) + Efeito (para quê) + Modo (como) + Detalhamentos (explicação, exemplos).

A conclusão também pode ser feita por dedução, apontando quais podem ser as consequências se o problema não for resolvido em vez de mostrar uma solução para o problema, trazendo advertências e uma análise crítica sobre ele.
 
A conclusão por síntese, por sua vez, os argumentos são apresentados mais uma vez para que a tese da introdução seja reafirmada, mas sem uma mera repetição do conteúdo. Seja criativo!
 

Exemplos de conclusão com conectivos

Confira os exemplos de conclusão logo abaixo com os conectivos utilizados em destaque:
 

1. Desse modo

Desse modo, é imperiosa uma ação do MEC, que deve, por meio da oferta de debates e seminários nas escolas, orientar os alunos a buscarem informações de fontes confiáveis como artigos científicos ou por intermédio da checagem de dados, com o fito de estimular o senso crítico dos estudantes e, dessa forma, evitar que sejam manipulados.”
 
(Thais Saeger, redação nota mil do Enem 2018)

2. Diante disso

Diante disso, para combater a intolerância religiosa, cabe ao Governo intensificar esforços, criando leis específicas e aumentando o tempo de punição para quem comete qualquer tipo de violência devido à religião.”
 
(Giovanna Tami Soares Takahashi, redação nota mil do Enem 2016)

3. Portanto

Portanto, ao entender que a falta de cidadania gerada pela invisibilidade do não registro está diretamente ligada à exclusão social, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ampliar o acesso aos cartórios de registro civil. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil, o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas, divulgadas pela mídia socialmente engajada, que expliquem sobre a importância do registro oficial para garantia da cidadania, além de instruções para realizar o processo, a fim de mitigar as desigualdades geradas pela falta dessa documentação. Afinal, assim como os meninos em “Vidas secas”, toda a população merece ter a garantia e o reconhecimento do seu nome e identidade.”
 
(Fernando Quaresma, redação no 1000 do Enem 2021)

4. Por fim

Por fim, ativistas políticos devem realizar mutirões no Ministério ou na Secretaria de Educação, pressionando os demiurgos indiferentes à problemática abordada, com o fito de incentivá-los a profissionalizarem adequadamente os professores – para que todos saibam, no mínimo, o básico de Libras – e a efetivarem o estudo da Língua Brasileira de Sinais, por meio da disponibilização de verbas e da criação de políticas públicas convenientes, contrariando a teórica inclusão da primeira escola de surdos brasileira.”
 
Marcus Vinícius, redação nota 1000 no Enem de 2017)

5. Diante de/disso/do/dos/das

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a Escola promova a formação de cidadãos que respeitem às diferenças e valorizem a inclusão, por intermédio de palestras, debates e trabalhos em grupo, que envolvam a família, a respeito desse tema, visando a ampliar o contato entre a comunidade escolar e as várias formas de deficiência.”
 
(Isabella Barros Castelo Branco, redação nota 1000 do Enem 2017)

6. Visto isso

Visto isso, faz-se necessária a reversão de tal contexto. Para isso, é preciso que o Poder Público promova palestras em locais públicos nas cidades brasileiras a fim de esclarecer a população sobre os dispositivos legais existentes que protegem a mulher, aumentando, desse modo, o número de denúncias.”
 
(Mariana Moura Goes, redação nota 1000 do Enem 2015)

7. Destarte

Destarte, é fato que o Brasil encontra-se alguns passos à frente de outros países o combate à violência contra a mulher, por ter promulgado a Lei Maria da Penha. Entretanto, é necessário que o Governo reforce o atendimento às vítimas, criando mais delegacias especializadas, em turnos de 24 horas, para o registro de queixas. Por outro lado, uma iniciativa plausível a ser tomada pelo Congresso Nacional é a tipificação do feminicídio como crime de ódio e hediondo, no intuito de endurecer as penas para os condenados e assim coibir mais violações. É fundamental que o Poder Público e a sociedade – por meio de denúncias – combatam praticas machistas e a execrável prática do feminicídio.”
 
Cecília Maria Lima Leite, redação nota 1000 do Enem 2015)

8. Nesse sentido

Nesse sentido, torna-se evidente, portanto, a importância do acessoria parental e organização do Estado frente a essa questão. Não se pode atuar com descaso, tampouco ser extremista. A criança sabe o que é melhor para ela? Talvez saiba, talvez não. Até que se descubra (com sua criticidade amadurecida), cabe às entidades superiores auxiliá-la nesse trajeto.”
 
João Pedro Maciel Schlaepfer, redação nota 1000 do Enem 2014)

Mais conectivos para conclusão

Outros conectivos que podem ser utilizados no início da conclusão da redação incluem conjunções e outras palavras e expressões que também podem desempenhar essa função. São elas:

  1. Logo;
  2. Consequentemente;
  3. Em suma;
  4. Pois (posposto ao verbo);
  5. Assim;
  6. Então;
  7. Enfim;
  8. Por isso;
  9. Por conseguinte;
  10. Por consequência;
  11. Definitivamente;
  12. Em resumo;
  13. Depreende-se;
  14. Infere-se;
  15. Percebe-se;
  16. De modo que.

Mais exemplos de conclusão

Uma conclusão nem sempre é iniciada diretamente com um conectivo. Confira os exemplos abaixo:

9. “O Estado, por seu caráter socializante e abarcativo deverá promover políticas públicas que visem garantir uma maior autonomia religiosa e através dos 3 poderes deverá garantir, efetivamente, a liberdade de culto e proteção; a escola, formadora de caráter, deverá incluir matérias como religião em todos os anos da vida escolar; a mídia, quarto poder, deverá veicular campanhas de diversidade religiosa e respeito às diferenças. Somente assim, tirando as pedras do meio do caminho, construir-se-á um Brasil mais tolerante.”
 
(Marcela Sousa Araújo, Enem 2016)

10. “Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda para esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil.”
 
Carlos Eduardo Lopes Marciano, Enem 2014)

11. “Com o intuito de melhor adequar os “consumidores do futuro” a essa realidade, e não apenas almejar o lucro, é preciso prepará-los para absorver as muitas informações. Isso pode ser obtido por meio de campanhas promovidas pelo Poder Público nas escolas (com atividades lúdicas e conscientizadoras) e na mídia (TV, rádio, jornais impressos, internet), bem como a criação de uma legislação específica sobre marketing infantil no Brasil – fiscalizando empresas (prevenindo possíveis abusos) – além de orientação aos pais para que melhor lidem com o impulso de consumo dos filhos (tornando as crianças conscientes de suas reais necessidades). Dessa forma, os consumidores da próxima geração estarão prontos para cumprirem suas responsabilidades quanto cidadãos brasileiros (preocupados também com o próximo) e será promovido o desenvolvimento da nação.”
 
(Juan Costa da Costa, Enem 2014)

12. “Torna-se imperativo, portanto, que cabe ao Ministério da Cidadania, como importante autoridade na garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros, facilitar o processo de retirada de documentos pessoais no Brasil. Tal medida deve ser realizada a partir do aumento de vagas ofertadas diariamente nos principais centros responsáveis pelos registros civis, além do estabelecimento de um maior número de funcionários, a fim de tornar o procedimento mais dinâmico e acessível, bem como garantir o acesso à cidadania aos brasileiros. Ademais, fica a cargo do Ministério das Comunicações estimular o engajamento social por meio de propagandas televisivas e nas redes sociais, com o fito de dar visibilidade à temática e assim assegurar os direitos cidadãos.”
 
(Maitê Maria, redação nota 1000 do Enem 2021)

 
Leia, estude e pratique. A nota 1000 vem!
 

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Acadêmicos