» » Exemplos de Considerações finais: Saiba como fazer e Confira modelos

Exemplos de Considerações finais: Saiba como fazer e Confira modelos

Principalmente ao fazer um trabalho acadêmico, percebemos a importância das considerações finais, tópico que fica ao final do texto, antes apenas das referências, e faz um breve resumo daquilo que se tornou possível compreender.

Para entender melhor sobre e também conferir exemplos para te mostrar formas de fazer, siga dando uma olhadinha no post logo abaixo:

O que são Considerações finais?

Chamamos de considerações finais o momento onde podemos sintetizar argumentos anteriormente expostos, podendo assim expor conclusões que foram obtidas ao final do processo de pesquisa acerca de determinado argumento.

Assim, é comum que seja o tópico que conclui determinado argumento, o explicando de maneira mais geral como um resumo daquilo que foi dito. Nesse caso, ainda é possível incluir noções e experiências mais pessoais, mesmo que em diálogo com uma parte mais teórica.

Veja Também: Exemplo de Autobiografia

Como fazer Considerações finais?

A partir do momento em que se entende a estrutura das considerações finais, fica simples de entender como fazê-la. Nesse sentido, algumas dicas que com certeza podem te ajudar nesse processo, são:

  • Contextualize o que vai falar com o que já foi dito anteriormente;
  • Seja direto, pois essa é uma etapa conclusiva;
  • Cite o problema que motivou o debate;
  • Descreva os passos para o resultado obtido;
  • Mencione os objetivos estabelecidos;
  • Evidencie os resultados alcançados;
  • Fale sobre o que ainda pode ser trabalhado com relação ao tema.

Exemplos de Considerações finais:

Diante da problemática exposta sobre a carência de participação feminina nos debates históricos, se tornou possível tecer ao longo dessa pesquisa, valiosas considerações que formentam o ponto inicial, de debate acerca da estrutura que ainda hoje molda os parâmetros historiográficos.
Nesse sentido, é perceptível a ligação de enfrentamentos sociais, como o machismo, enquanto parte da Academia. Portanto, é fundamental que haja uma maior valorização e incentivo de debates sobre o tema, viabilizando a participação feminina como parte essencial da educação libertada pregada por Paulo Freire.

A inclusão de alunos com deficiênciais em classes ditas regulares tem sido motivo de intensos debates nos últimos anos, mas ainda assim, pouco se fala sobre a necessidade de reforma nas escolas públicas para atender as demandas desse público.
Isso diz respeito tanto a infraestrutura das instituições quanto ao preparo profissional, questão que ainda caminha a passos largos para uma possível resolução. Diante do exposto, se tornou possível analisar a necessidade de debates que incluam o corpo escolar, bem como uma maior disposição de investimentos à educação.

Durante a realização do presente trabalho de campo, foi possibilitada a ampliação do debate acerca do acesso de questões básicas de saúde à cidades mais afastadas do interior de Minas Gerais, compreendendo a escassez de acesso dessa população a direitos básicos, garantidos constitucionalmente.
Com isso, reafirmo a necessidade de mudanças na organização da verba pública, bem como a importância de um maior incentivo para que médicos migrem para localidades mais afastadas por meio de concursos públicos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Acadêmicos