» » 21 Perguntas de Entrevista de Emprego: Esteja Preparado(a)!

21 Perguntas de Entrevista de Emprego: Esteja Preparado(a)!

Entrevista de emprego é sinônimo de tensão e você precisa estar preparado(a) para tudo! Confira 21 perguntas de entrevista de emprego mais comuns e vá com as respostas na ponta da língua, sem esquecer, é claro, de usar a sua criatividade e originalidade que fazem toda a diferença nesse momento!

1. Me fale sobre você.

Aqui o entrevistador não quer saber de sua vida pessoal, certo? O ideal é responder falando sobre suas aspirações, realizações e etapas importantes de sua carreira, as escolhas que fizeram você chegar até ali, seus valores e crenças que se alinham com os da empresa!
 

2. Por que você quer trabalhar para nós?

Sempre pesquise sobre a empresa, fale como você soube da vaga de emprego, porque decidiu aproveitá-la e dos pontos fortes da contratante, o que te chamou atenção neste local. Isso irá impactar o entrevistador positivamente.
 

3. Como você ficou sabendo da vaga?

Uma pergunta relativamente simples: responda se a vaga foi indicada por um amigo ou conhecido que já é da casa, aproveitando para ressaltar os pontos fortes da empresa que chamaram a sua atenção, ou se você ficou sabendo através de anúncios em redes sociais ou outros meios de comunicação, dizendo, também, o que te motivou a se candidatar.
 

4. Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Essa é fácil: fale de fraquezas que não prejudicam o seu desempenho na função pretendida e sobre seus pontos fortes e qualidades que farão toda a diferença e te tornam a pessoa ideal para o trabalho!
 

5. Você trabalha bem em equipe?

Trabalhar bem em equipe é fundamental e é claro que a sua resposta será “sim”, mas é preciso mais que isso: bons exemplos e experiências para sustentar a afirmação.
 

6. Quando alguém tem uma opinião que você não concorda, o que você faz?

Essa é outra pergunta que vai mostrar como você se relaciona e lida com o que não está sob seu controle. Você é um criador de problemas, um reclamador ou um solucionador? Eis a questão!
 

7. Você tem habilidades de liderança? Onde já foi capaz de utilizá-las?

Essa pergunta não é direcionada apenas aos entrevistados para ocupar cargos de gestão, mas a qualquer um, afinal de contas, saber liderar é saber lidar com uma equipe, saber delegar, entender os pontos fracos e fortes de cada um, e isso é útil em qualquer função.
 

8. Como você lida com situações de pressão?

Não diga de cara que trabalha melhor sob pressão, pois assim o entrevistador vai achar que você irá precisar de cobrança constante para entregar resultados. Ao contrário disso, diga que tem facilidade em remanejar a sua lista de tarefas e prioridades, além de saber trabalhar bem em equipe para combinar com outros colaboradores a melhor solução para aquela situação.
 

9. Onde você se vê em cinco anos?

Essa é clássica e pode vir junto com “e em 10 anos?”. Ela serve para mostrar sua visão de futuro e aspirações, pois isso está diretamente relacionado à sua dedicação no trabalho para conseguir chegar a esse patamar.
 

10. Conte sobre algum projeto que você participou

Essa é uma ótima oportunidade de você mostrar o poder do seu conhecimento técnico e sua eficiência na gestão e/ou participação de projetos. Elabore uma resposta clara, sem enrolação, falando, é claro, sobre um projeto que tenha relação com a vaga pretendida.
 

11. Qual é a sua maior conquista?

Escolha uma conquista que exigiu de você as competências que o novo emprego precisa.
 

12. Por que você quer fazer parte dessa empresa?

Dos mesmos criadores de “Por que devemos contratá-lo?”, essa é chance de você mostrar que fará a diferença na equipe e na função com as suas habilidades e experiência.
 

13. Quais são as suas expectativas de salário?

Para responder a essa pergunta você precisará saber a média salarial para a função, o custo de vida da região onde irá trabalhar, saber quantificar a sua experiência, pois ela reflete diretamente no quanto você vale como profissional.
 

14. Qual é a sua formação?

Não tem segredo para responder a esta pergunta! Mas além de falar da sua formação, vá além: fale o que você pretende estudar, no que você quer se aprimorar e se aprofundar, listando, é claro, áreas que se relacionem com o cargo pretendido.
 

15. Você está se candidatando a vagas em outras empresas?

Seja sincero! Você pode, sim, dizer que está se candidatando a vagas semelhantes em outras empresas com as quais suas habilidades e experiência estão alinhadas. Aproveite o gancho e fale que tem muito a contribuir nessa área!
 

16. Por que você ficou tanto tempo sem trabalhar?

Não tem para onde correr: se você está desempregado há muito tempo, o que, infelizmente, não é difícil de acontecer no Brasil devido às altas taxas de desemprego, a sinceridade é a melhor resposta: você pode responder que foi a falta de oportunidades, que parou para se dedicar a um curso, mas que não ficou parado nesse momento!
 

17. Por que você quis mudar de carreira?

Justifique sua transição de carreira de forma leve e clara contando o que te levou a seguir por outro caminho.
 

18. O que você costuma fazer nas horas vagas?

Liste seus hobbies tendo em mente que o recrutador busca identificar mais características pessoais que estejam alinhadas às atribuições exigidas para o emprego.
 

19. Por que você foi demitido do emprego anterior?

Se você tem uma demissão registrada na carteira de trabalho, terá que ser sincero quanto a isso. Mas não deixe de dizer, também, o quanto isso foi importante para te redirecionar, renovar seus conhecimentos e ir em busca de mais.
 

20. Você pode indicar pessoas que possam dar referências de você?

É hora de falar sobre sua rede de networking. Para isso, você pode passar o contato de seus chefes anteriores, professores ou colegas de trabalho que vão confirmar e afirmar suas qualidades e experiência.
 

21. Você tem alguma pergunta?

Ter algo para perguntar mostra que você pesquisou sobre a empresa, que está de corpo presente na entrevista e que ela não é só mais uma entre tantas outras na busca de um trabalho. Capriche!
 
É importante estar preparado tanto para uma entrevista inicial com alguém do RH, quanto para uma entrevista mais técnica e para uma entrevista de cultura da empresa. A verdade é que a maioria das empresas faz apenas uma entrevista abordando esses três aspectos, então, em todo caso, esteja preparado(a) para tudo!
 

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Profissional