» » 12 Exemplos de Animais Vertebrados e Invertebrados

12 Exemplos de Animais Vertebrados e Invertebrados

Confira exemplos de animais vertebrados e invertebrados! Peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos: todos eles possuem crânio e coluna vertebral, enquanto outros não possuem, a exemplos de borboletas, mosquitos, caracóis… Com certeza você já se deparou com inúmeros animais vertebrados e invertebrados por aí, então fique atento e saiba mais!

Exemplos de Animais Vertebrados

No Reino Animal, os animais vertebrados são os animais que possuem crânio e vértebras, com exceção dos agnatos, vertebrados aquáticos que não possuem vértebras completamente formadas nem maxilas. Fazem parte desse filo as lampreias e peixes-bruxa.
 
Os principais representantes dos vertebrados possuem coluna vertebral e crânio e pertencem ao reino Animalia, filo Chordata. A principal característica é a presença da medula espinhal, cabeça e crânio, que protege o cérebro.
 
Vejamos alguns exemplos:
 
1. Gato – Mamífero

O mamífero carnívoro da família dos felídeos já é um animal de estimação conhecido e muito amado! Os bichanos ocupam o topo da cadeia alimentar, são predadores naturais de vários animais, como roedores, pássaros e lagartixas.
 
2. Avestruz – Ave

Essa grande e majestosa ave terrestre é originária de Madagascar! Ele atinge até 2,4 metros e pesa cerca de 150 kg, podendo correr a incríveis 70 km/h!
 
3. Tubarão – Peixe

Os tubarões são peixes do grupo dos condrictes (Chondrichthyes), cujos esqueletos são cartilaginosos. Eles podem viver até os 80 anos e se alimentam de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias, pinguins e focas.
 
4. Jacaré – Réptil

Os jacarés pertencem à Família Alligatoridae. Existem 6 espécies de jacarés no Brasil, sendo o jacaré-do-papo-amarelo uma das mais encontradas no país.
 
5. Sapo – Anfíbio

Os sapos pertencem à Ordem Anura, que possui mais de 5000 espécies de sapos, rãs e pererecas.
 

Exemplos de Animais Invertebrados

Os animais invertebrados são maioria na Terra! Afinal de contas, imaginem quantos animais muito pequenos existem por aí, como os insetos (tipos de artrópodes) e os platelmintos… As características que os unem são:

  • A ausência de ossos, coluna vertebral e crânio;
  • São pluricelulares;
  • Não produzem o próprio alimento.

São mais de 33 filos de animais invertebrados, mas sete são os principais e os mais estudados: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos e artrópodes. Veja alguns exemplos:
 
1. Esponjas – Poríferos

As esponjas são animais aquáticos que não se locomovem (animais sésseis) – a alimentação é feita a partir da filtração da água!
 
2. Água-Viva – Cnidários

Pertencem ao filo cnidário as medusas, águas-vivas e anêmonas do mar.
 
3. Tênia – Platelmintos

Os platelmintos possuem corpo achatado, fino, mole e sem patas. Podem ser de vida livre ou parasitas.
 
4. Lombrigas – Nematódeos

As lombrigas possuem corpo fusiforme, longo e achatado e são parasitas de nós, humanos.
 
5. Caracóis – Moluscos

Os moluscos são o segundo maior filo em número de espécies descritas: mais de 100 mil! Alguns deles possuem uma concha protetora, uma característica marcante!
 
6. Sanguessugas – Anelídeos

Os anelídeos possuem o corpo segmentado e essas divisões parecem anéis. Eles podem viver em ambientes aquáticos ou no solo úmido.
 
7. Caranguejo – Artrópodes

Os artrópodes possuem um exoesqueleto que é trocado enquanto o animal vai crescendo. São mais de 1 bilhão de espécies, englobando insetos, crustáceos e muitos outros.

Atualizado em: 06/09/2023 na categoria: Exemplos em Geral