» » Exemplos de Brainstorming: Conheça as principais Técnicas

Exemplos de Brainstorming: Conheça as principais Técnicas

Pensar em técnicas que ajudem no surgimento e também na organização de novas ideias é muito importante para que esteja sempre atento a novas demandas que possam surgir, bem como na maneira mais assertiva de lidar com cada uma delas.

É justamente nesse contexto que surge o Brainstorming. Logo abaixo, entenda exatamente do que se trata esse conceito, inclusive a partir de exemplos e dicas de como utilizá-lo na prática, olha só:

O que é Brainstorming?

A tradução literal do termo Brainstorming a partir do inglês para o português seria Tempestade de ideias. Na prática, esse se apresenta como um meio de suporte para a resolução de impasses, uma vez que as ideias surgem exatamente para tratar do mesmo.

Com isso, há um estímulo maior para que toda a equipe possa se engajar diante de uma mesma causa, trabalhando qualidades como a criatividade e comunicação de maneira coletiva, ressaltando técnicas que otimizam a realização de determinadas atividades.

Como se faz um Brainstorming?

Mais do que marcar uma reunião, existem detalhes que se mostram essenciais diante da ideia de fazer um Brainstorming, inclusive para que esse encontro possa ser conduzido de forma a gerar os resultados desejados para ele.

Nesse sentido, a sugestão é que quem ocupe a posição de liderança guie o Brainstorming, organizando previamente as etapas que deverão sem cumpridas para o alinhamento das ideias e a identificação do problema que demanda solução.

Para isso, comece identificando qual o problema e posteriormente abra espaço para a participação de todos, o que vai ajudar a entender o que tem causado o problema para que em conjunto reflitam sobre a forma ideal de agir na raiz da questão.

É preciso levar em consideração também qual vai ser a maneira de registro das informações, sendo a etapa seguinte a esse registro a seleção de escolhas que agradam a maioria, podendo ser utilizadas de forme efetiva.

Exemplos de Brainstorming

Existem algumas práticas em específico que podem auxiliar a realização da técnica de Brainstorming, principalmente considerando a fase inicial do alinhamento de uma equipe, onde maiores desafios tendem a serem vistos.

Assim, entre as sugestões que podem ser aplicadas nesse sentido, estão:

Mural de Post-it

O Mural de Post-it é uma das ideias mais utilizadas para o Brainstorming, consistindo no uso desses pequenos papéis colados em uma superfície especificamente separada para isso, onde cada membro da equipe deve escrever suas ideias e dispor no mural, permitindo que todos possam realizar sua leitura.

Mapa mental

Ao fazer um mapa mental, é possível utilizar tanto as ideias quanto o tempo, já que se trata de uma sugestão onde o problema deve ser resumido, contando com uma ligação entre ideias que torna objetiva a discussão sobre.

Assim, palavras ou pequenas frases são dispostas, havendo a conexão entre elas a partir de linhas que ressaltam a organização do problema e sugestões ligadas a ele.

Mood board

Similar ao mapa mental mas montado a partir de imagens, o Mood board dá para a equipe a possibilidade de literalmente visualizar a questão em debate, podendo fazer uso também de vídeos, formas distintas e cores que comunicam algo.

Brainwriting

Uma outra técnica interessante é a Brainwriting, onde 108 ideias devem ser alcançadas após o prazo de 30 minutos. Mas é claro, isso não ocorre de forma aleatória e demanda uma organização por parte de todos, inclusive com base no tempo.

Isso porque é necessário que seja reunido um grupo de 6 pessoas e elas tenham 5 minutos para escrever 3 ideias. São feitos 6 intervalos deste mesmo tempo, totalizando 30 minutos e 108 ideias a serem estudadas.

Exercícios de improvisação

Nesse caso, a sugestão é que perguntas inesperadas sejam feitas a equipe, demandando respostas rápidas e objetivas. Para isso, é essencial pensar também em um espaço confortável que faça com que todos se sintam à vontade.

Atualizado em: 09/11/2023 na categoria: Profissional