A forma pela qual uma empresa é lembrada é um aspecto muito importante, já que isso revela prestígio diante do mercado e também uma aproximação com o seu público-alvo. É nesse sentido que vamos falar sobre abaixo de Exemplos de Identidade visual e também o que ela representa, olha só:
O que é Identidade visual?
Chamamos de identidade visual a junção de diversos elementos visuais e também gráficos que são utilizados diante da intenção de realizar a comunicação da marca com o público que deseja atingir, ou seja, a quem seus produtos ou serviços são voltados.
É usada essa denominação justamente por, mesmo que de maneira silenciosa, esses elementos formarem a identidade de uma empresa, evidenciando aspectos prezados por ela em sua formação e apresentação.
Quais elementos compõem a Identidade visual?
Basicamente, análises apontam que há 4 elementos básicos que se responsabilizam pela composição de uma boa identidade visual, sendo indispensáveis para que ela cumpra com a função que lhe é esperada.
Assim, elencamos tais elementos para te basear no entendimento sobre:
- Nome: O nome da sua marca precisa ser lembrado para que as pessoas busquem por ela e a encontre com facilidade, sendo um ponto muito importante da identidade visual;
- Logo: A logo é o símbolo que costuma ser idealizado por um design para fazer com que sua marca seja ligada a ele, sendo identificada mesmo quando o nome não estiver presente;
- Fonte: Essa é a grafia com a qual o nome da sua empresa será escrito, sendo capaz de comunicar características mais modernas ou clássicas de acordo com o desejado;
- Cores: As tonalidades também comunicam determinadas características, sendo geralmente mantidas por muito tempo para formular a identidade visual.
Exemplos de Identidade visual
Logo abaixo, reunimos algumas marcas que investem bastante em sua identidade visual e podem servir como exemplo nesse sentido, entenda:
Havaianas
A fonte usada na identidade visual das Havaianas é irregular e nos chama atenção por passar a ideia de descontração e jovialidade. Além disso, é usada a mesma em todas as partes do mundo para que possa facilitar sua identificação.
Spotify
É interessante perceber que esse símbolo do Spotify já passou por mudanças ao longo do tempo e o modelo atual existe desde 2015, buscando remeter a características como a modernidade e inovação, além de evidenciar a conexão com a música na logo utilizada.
Netflix
A Netflix utiliza cores que naturalmente nos remete ao cinema, já que sua intenção é justamente a de propiciar um contato mais próximo do seu público com filmes e séries sem que seja necessário sair de casa para isso.
Além disso, o logotipo é simples e algumas pessoas podem ver isso como negativo, mas na prática a ideia foi usada dessa maneira para facilitar a utilização em diversos países sem que fossem necessárias mudanças.
Nubank
A Nubank tem um design moderno que foi recentemente simplificado, buscando evidenciar as facilidades que promete oferecer enquanto banco digital.
O nome também é criativo e busca evidenciar que estamos nus no sentido do desprendimento com outras maneiras de enxergar os bancos, já que agora estão passando por um intenso processo de modernização.
Hermès
A Hermès é uma marca de luxo e como tal, comunica isso na sua identidade visual que é clássica e sofisticada, não tendo como intenção passar modernidade, mas pelo contrário, mantendo a sua ideia original que segue agradando ao público com o qual se comunica.
Atualizado em: 27/09/2023 na categoria: Profissional