Exemplo de Metodologia: Entenda o que é e Como fazer
Presente em trabalhos acadêmicos, inclusive em um dos mais importantes deles que é o TCC (Tese de Conclusão de Curso), a Metodologia é um tópico que precisa ser trabalhado com atenção para que conte com todas as informações esperadas nesse sentido.
Então, para que não restem dúvidas e possa ter sucesso na escrita da mesma, confira abaixo Exemplos de Metodologia e as informações mais importantes sobre, olha só:
O que é Metodologia?
A Metodologia é o tópico de uma pesquisa no qual devemos falar sobre os métodos investidos para chegar aos resultados do trabalho, detalhando o caminho seguido para que fosse possível responder a questão que baseia o tema escolhido.
Em alguns casos, essas são informações já contidas na Introdução, mas o mais indicado é que realmente crie uma parte especificamente nomeada de Metodologia em seu trabalho, onde poderá desenvolver melhor os dados que são pertinentes nesse sentido.
Como fazer?
A partir da pesquisa que esteja fazendo, diferentes métodos podem ser utilizados, por isso há alguns pontos que partem de certa pessoalidade nesse tópico, uma vez que pode tratar de aspectos diversos de acordo com o desejo que tenha para o trabalho.
Ainda assim, há pontos que são indicados de serem inseridos nesse tópico independente do seu modelo de pesquisa, uma vez que é preciso seguir com atenção as normas da ABNT nesses modelos para expor o devido conteúdo.
Nesse sentido, considere os seguintes aspectos:
- Explicite a questão que deseja responder com os métodos utilizados;
- Fale sobre a abordagem escolhida para o estudo em pauta;
- Descreve os métodos usados (entrevistas, estudo de fontes, investigações laboratoriais, etc.);
- Justique a forma que escolheu para a coleta de dados;
- Avalie os resultados obtidos;
- Inclua fontes que basearam o trabalho.
Exemplos de Metodologia:
Para conseguir te dar uma melhor noção prática sobre a Metodologia, buscamos por algumas pesquisas já prontas e bem avaliadas, recortando somente esse tópico para que possa ter uma noção de como fazer o seu. Confira:
A pesquisa bibliográfica é entendida como uma revisão da literatura sobre as principais teorias que guiam o trabalho científico, a qual pode ser realizada em livros, periódicos, artigo de jornais, sites da internet, entre outras fontes (Pizzani et al., 2012).
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória, que busca caracterizar os trabalhos sobre o uso de jogos didáticos no ensino da zoologia como recurso principal no processo ensino-aprendizagem presentes em todos os anais do Encontro Nacional do Ensino de Biologia, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), no Brasil, do período de 2005 a 2018. O ENEBIO foi escolhido como recorte para essa pesquisa por se tratar de um evento destinado
também a professores da Educação Básica e a licenciandos, e não só a pesquisadores, o que pode indicar que as propostas metodológicas (jogos didáticos) foram de fato utilizadas nas escolas e em outros espaços para o ensino da biologia, onde a zoologia está inserida.
A pesquisa ocorreu nas seguintes etapas: a) Levantamento dos Anais referentes as edições pré-determinadas; b) Triagem dos artigos no endereço eletrônico da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio); c) Busca por trabalhos relacionados com a utilização de jogos didáticos no ensino de zoologia, com auxílio dos descritores específicos, “jogo didático” e “zoologia”; d)
Leitura dos artigos e análise dos dados através da sistematização dos resultados.
Para a caracterização dos trabalhos científicos, após a identificação dos mesmos, foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). Para a análise qualitativa, foram levados em consideração critérios pré-estabelecidos, tais como: a) os aspectos relacionados à natureza do trabalho (relato de experiência ou relato de pesquisa); b) o tipo de jogo
didático (tabuleiro, cartas, dominó, etc.); c) objetivos (o propósito de utilizar jogos educativos) e o tipo de abordagem. Para a análise quantitativa, os resultados foram obtidos por frequência simples e porcentagem.
É preciso enfatizar que o ENEBIO é um encontro que ocorre a cada dois anos, o último encontro foi realizado em 2018, esperava-se que houvesse uma edição em 2020, mas devido à disseminação e contágio pelo SARS-CoV-2, vírus causador da pandemia da COVID-19, o evento precisou ser adiado para janeiro de 2021, impossibilitando a coleta de dados desta última edição.
Referência: Jogos didáticos para o ensino de zoologia – Pesquisa de 2022 por Adrianne Teixeira Barros e Kamila Alves Xavier
A presente pesquisa foi desenvolvida no período de outubro a dezembro de 2019, por meio de uma revisão bibliográfica sistematizada acerca do ensino de Matemática para estudantes com autismo. Na visão de Feldens (1981, p. 1198), “[…] a revisão da literatura pode ser considerada como uma pequena contribuição para a construção de uma teoria em determinada área […]”. Ainda de acordo com Feldens (1981), ao agrupar os resultados da pesquisa e elaborar um quadro de referência, o pesquisador conseguirá, por meio desta organização, justificar a significância do seu problema e ampliar o seu conhecimento nesta área em particular.
Foram utilizados na pesquisa periódicos científicos e dissertações de mestrado com critérios específicos para cada um deles. Para a seleção dos periódicos científicos, considerou-se que os mesmos deveriam ser nacionais, com títulos que abarcassem as palavras ensino, educação e/ou Matemática, tendo divulgado números no período de 2009 a 2019, avaliados pelo sistema brasileiro de avaliação de periódicos com extrato Qualis Capes A1, A2 e B1 no quadriênio 2013 – 2016, com sistema de busca e site disponível no período da busca.
A seleção realizada resultou em 102 periódicos encontrados. Os periódicos foram analisados individualmente buscando artigos que contemplassem textos com as palavras-chave “autismo” e “autista” no título e/ou no resumo. Para a seleção dos artigos, definimos que os mesmos deveriam ter sido publicados no período compreendido entre 2009 a 2019. Esta busca resultou em 158 artigos encontrados, publicados em 37 periódicos do total de 102. Após a leitura dos resumos dos artigos encontrados, foram selecionados apenas aqueles relacionados ao ensino de Matemática para estudantes autistas, chegando a um total de7 (sete) textos contemplados para nossa investigação, sendo seis brasileiros e um em língua espanhola.
Referência: A constituição do “ser autista” nas aulas de matemática em escolas comuns – Por Dayane Walker e Fábio Borges