» » Exemplos de Estudos de caso

Exemplos de Estudos de caso

Muito utilizado para que possa fundamentar pesquisas científicas, o Estudo de caso torna-se a base para a análise de problemas reais no tempo presente, entendendo sobretudo o contexto no qual ele está inserido, gerando aproximação com o mesmo.

Podendo se referir desde lugares até pessoas, é reconhecida a importância desse método de pesquisa sobre o qual seguimos falando abaixo, tirando dúvidas sobre e também trazendo exemplos para que consiga visualizá-lo na prática:

Como se faz um estudo de caso?

O primeiro passo para realizar um estudo de caso, após já ter feito a escolha de temática com a qual deseja trabalhar, é a organização de uma espécie de roteiro que seja capaz de fundamentar a pesquisa, organizando todos os passos a serem seguidos diante dela.

Sendo assim, a primeira etapa é o estudo da questão de maneira mais abrangente, o que vai te ajudar a entender melhor sobre de forma geral para que, em seguida, delimite o tema de acordo com as especificidades que puderam ser percebidas.

Ao delimitar o estudo, a sugestão é que já comece a entender como esse recorte poderá ser trabalhado, incluindo a organização de métodos que podem funcionar diante dele, bem como a catalogação daquilo que foi possível adquirir na primeira fase dos estudos.

Tendo realizado todas as etapas, poderá obter um bom resultado em seu estudo de caso, dando uma resposta para as hipóteses que motivaram a pesquisa em seu primeiro momento, mas ainda assim deixando lacunas para que esse estudo sirva como base para análises posteriores, inclusive por parte de outras pessoas.

Exemplos de Estudos de caso

Abaixo, selecionamos temas muito presentes na atualidade para te mostrar como os estudos de caso podem ser desenvolvidos diante de cada um deles.

Violência doméstica

Em determinada cidade do interior de São Paulo, houve uma significativa crescente no número de casos de violência doméstica, chamando atenção das autoridades e militantes da causa quanto as razões para tanto, uma vez que muitas mulheres estão se tornando vítimas de seus companheiros, pais e outros familiares.

Diante da situação vivida, um pesquisador se desloca para a região, onde inicia conversas com vítimas, agressores, policiais, delegado responsável pelo caso e também a população geral, buscando entender a visão de cada um sobre e como podem contribuir para o estudo a partir dos seus relatos e posicionamentos.

Ao final, descobre-se que houve recentemente uma campanha para denúncias de violência doméstica no município, o que fez com que muitas mulheres pudessem se dar conta dos seus direitos e soubessem como agir diante das agressões.

A partir disso, elas puderão ser encorajadas e assim, contribuir com um índice que já existia, mas até então era silencioso para a sociedade geral.

Gravidez na adolescência

Na zona rural da cidade X, é agravante o índice de adolescentes grávidas, muitas vezes sem condições mínimas de moradia ou qualquer suporte familiar que faça dessa uma notícia positiva, sobretudo pela ausência frequente dos pais.

Ao passar mais de um mês no local, inserido no contexto vivenciado pela comunidade e se relacionando com pessoas que fazem parte dela, incluindo sobretudo as gestantes e seus familiares, foi perceptível a precarização da educação no local, que não somente não tratava de educação sexual, como também se mantinha com uma grande rotatividade de professores.

A ausência do suporte familiar junto a ausência da escola colaborou para que essas jovens fossem aliciadas com uma maior facilidade, sobretudo em decorrência da circulação de caminhoneiros na região.

Quais são os tipos de estudo de caso?

Estudo de caso exploratório

Começamos falando sobre o estudo de caso exploratório, onde diversos detalhes passam a ser explorados diante da análise do objeto de estudo, falando não somente dele em si, bem como dos demais elementos que funcionam como meio de contextualização da sua realidade.

Esse modelo permite que o pesquisador inclua experiências ao longo da sua análise, refletindo possíveis problemas inesperados que possam surgir com o seu desenvolvimento, por exemplo.

Estudo de caso explicativo

O estudo de caso do tipo explicativo é marcado por ser bastante simples, sendo realizados quando a interpretação a ser feita não é complicado, possibilitando o pesquisar a ir direto ao ponto que motiva seu estudo.

No entanto, ele não pode ser utilizado em todos os casos, visto que algumas questões acabam não podendo serem explicadas dessa maneira.

Estudo de caso coletivo

Nesse caso, para conseguir atender a hipótese anteriormente levantada por você, há a necessidade de estudos mais amplos, sendo exemplo disso quando diversas pessoas precisam ser analisadas para formar o estudo final acerca da realidade que é vivida por elas.

Estudo de caso instrumental

No que diz respeito ao estudo de caso instrumental, é feita uma análise geral acerca do tema em foco e a partir disso acaba sendo percebida a necessidade de tratar sobre determinado elemento de maneira mais específica, levantando ao pesquisador a importância de tratar sobre ela dentro do contexto selecionado.

Estudo de caso intrínseco

Já esse é o tipo de estudo de caso voltado para quem deseja focar de maneira mais específica em uma questão central, uma vez que ele não exige a colocação de outros elementos ao longo da análise, fazendo com que ela desconsidere determinadas possibilidades.

Atualizado em: 31/01/2024 na categoria: Acadêmicos